quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Teste da Orelhinha !!!!

Foi aprovado pelo Congresso Nacional o projeto de lei que torna obrigatótrio teste da orelhinha para detectar deficiência auditiva de bebês. Depois da sansão presidencial, caberá a estados e municípios regulamentar a medida e determinar como os hospitais vão realizar o teste.
estima-se que no Brasil de três a cinco crianças em cada grupo de mil, nascem surdas. De7% a 12% de todos os recém - nascidos têm, pelo menos, um fator de risco para deficiências auditivas. Desses 2.5% a 5% são pessoas com deficiência auditiva moderada ou severa. Os dados são da Sociedade Brasileira de Otologia, organização formada por otorrinolaringologistas especializados em audição.
Os especialistas recomendam o exame nos primeiro seis meses de vida e o projeto de lei aprovado no Congresso torna obrigatória a triagem auditiva, conhecida como teste da orelhinha, em todos os recém-nascidos. O exame detecta deficiências sutis que são imperceptíveis no cotidiano. Sendo assim, pode-se afirmar que a detecção precoce do problema auditivo é fundamental para o melhor prognóstico e a escolha do que ser feito, segundo os profissionais da área médica e a família, para um melhor desenvolvimento desta criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário